reputação da sua empresa

Você sabe quanto vale a Reputação da sua Empresa?

O valor da sua marca, a reputação da sua empresa foi impactada de forma positiva ou negativa nesse momento de crise mundial, nacional e de mercado?

Você está preocupado em zelar pela reputação do seu negócio?

Pensando em como cuidar da reputação da sua empresa, reforçando o propósito empresarial e zelando pela sustentabilidade dos negócios, vale a reflexão no momento atual.

Estamos vivenciando um período da nossa geração que ficará na História da Humanidade.

Sobre as crises que abalaram a humanidade

Nessa crise estamos buscando referências das últimas crises vividas no Brasil e no Mundo: a febre espanhola, o crack de 1929,  as inúmeras guerras (Vietnã, Irã-Iraque, Malvinas, Golfo, Afeganistão, etc), o marcante Plano Real no Brasil em 1994, a crise dos gigantes asiáticos em 1997,  a bolha das Pontocom em 2000, o 11 de setembro em 2001, a crise dos mercados imobiliários de 2008- A Grande Recessão, crises políticas e econômicas no Brasil desde 2015, dentre as que são mais lembradas.

E pesquisando sobre esses momentos do passado,  sempre se destacaram personagens memoráveis e soluções que fizeram diferença, recomeços e reconstruções.

De fato, o que dita a história, do Mundo e do Brasil, são fatos marcantes e pessoas inesquecíveis – pelo bem e pelo mal.

Sabemos que 2020 será um ano lembrado pelo COVID19, pelas perdas, e mais do que tudo, não será mais um ano lembrado somente pelas personalidades que se destacaram individualmente.

2020, será recordado principalmente por marcas, por grupos empresariais que souberem atuar em rede, colaborativamente, pelas AÇÕES HUMANITÁRIAS geradas, por DESCOBERTAS CIENTÍFICAS, por ATITUDES VISIONÁRIAS e DECISÕES ousadas, criativas e acima de tudo solidárias.

Como as lideranças estão pensando, priorizando e comunicando os cuidados com a reputação da sua empresa?

O quão é percebido como relevante nas organizações esse alinhamento de conduta, engajamento de equipes, atuação das lideranças representando a marca e o propósito do seu negócio no contexto atual?

Por isso, o mundo está atento sobre:

  • seres humanos que pensarem no coletivo, que pensarem no outro ser humano;
  • CPFs, que compõem o seu CNPJ, e que se diferenciarem;
  • governos que cuidarem da sua população em equilíbrio com sua economia;
  • empresas cujos propósitos emanarem ações pelo coletivo;
  • lideranças que inspirarem e engajarem as pessoas dos seus times priorizando a vida, que colocarem as pessoas no centro de tudo, visando a sobrevivência dos empregos e dos negócios pelas pessoas(time) e para as pessoas(clientes).

E a provocação com a reputação da sua marca é muito reforçada:

Sua empresa está atenta às mudanças que estão ocorrendo e está impactando o mercado com uma comunicação clara do seu propósito?

Que impressão a marca da sua empresa está passando para a sociedade nesse momento?

Sua organização está genuinamente preocupada com as pessoas (colaboradores, empresas parceiras, fornecedores, clientes, sociedade) – suas famílias, sua saúde, seus lutos, seu cenário atual de vida, suas necessidades?

Sua liderança em todos os níveis está representando a causa da sua empresa?

As lideranças estão preparadas e atuando para conduzir suas pessoas através da crise, com interesse genuíno no ser humano que está produzindo muito, em condições adversas, superando todos os desafios que se apresentam e visando mais do que o lucro, mas resultados e negócios sustentáveis?

O que, nesse momento em que estamos com 4 meses de isolamento social no Brasil, trabalhando em home-office, os colaboradores da sua empresa estão percebendo, sentindo e comentando sobre sua empresa e especialmente sobre seus lideres que representam os CEOs, os empresários, os donos de sua empresa?

Que impressão suas lideranças estão deixando nas pessoas?

O “que falam de você/da sua empresa”, quando você/sua organização é mencionada?

“Sua marca é o que falam de você quando você não está na sala!”

Jeff Bezos – CEO da Amazon.com

A Importância da Reputação da sua Empresa

Pensar na reputação da sua empresa, da sua marca, é fator de extrema relevância para a sustentabilidade do seu negócio.

Portanto, zelar pela projeção da sua atuação nesse momento de pandemia, associando de forma autêntica o nome da sua empresa e de seus executivos e líderes às ações que digam respeito ao social, ao meio ambiente, ao coletivo e à vida humana deve ser pauta de reuniões de alto escalão.

Conselhos de Administração das empresas estão muito atentos ao tema.

Assim, cada segmento, cada empresa, cada pessoa tem algo que nos diferencia uns dos outros,  propósito, missão, visão, valores, um conjunto de competências que formam a cultura da empresa e de seus times de maneira específica e em níveis distintos.

Então, o resultado disso são características que devem ser espontaneamente demonstradas  no dia a dia, e que formam a marca empresarial, a imagem profissional e pessoal dos executivos, percebida pelos colaboradores, clientes e fornecedores, quer  seja no ambiente profissional ou na vida social.

Vamos fazer uma reflexão sobre o que as pessoas acreditam sobre seu negócio, seus produtos e serviços, sobre você executivo/líder que representa a sua empresa?

Como o nome de sua empresa e de seus executivos é associado quando ele surge numa conversa num local público, na mídia, nas redes sociais?

Finalmente, se há cuidado com a reputação da sua empresa, qual a imagem e características associadas a sua Marca Empresarial que está sendo transmitida ao seu público?

Concluo que, na atualidade as marcas empresariais fortes estão associadas à Credibilidade, Ética, Cuidados com o Ser Humano e com o Ecossistema. São as empresas solidárias, que “cuidam do planeta”, que tem  Meio Ambiente, Sustentabilidade e Governança como estratégia de negócio.

Por ser um tema tão crítico e de necessária estratégia e plano de ação empresarial, a RN Educação Transformadora trás em seu portfólio, programas que permitem:

  • trabalhar as crenças no negócio, na empresa e em si mesmo,
  • (trans)formar lideranças disruptivas,
  • engajar times para serem mais colaborativos e interdependentes,
  • gerar clima baseado em confiança alavancando produtividade,
  • comunicar o propósito empresarial.

Conheça nossos produtos e serviços no site www.renatanigri.com.br.

Assista também, no canal Youtube Renata Nigri, a série de entrevistas “Líderes de Líderes” e acompanhe as Resenhas RN semanais com temas da atualidade e muito interessantes.

Leia mais:

Liderança Exponencial Na Nova Era

O Líder MARCANTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *