Assessment | Sobre o Perfil de liderança (ALPHA)

Este assessment identifica o quão intensamente o líder apresenta as três principais características Alpha (foco em resultado, senso de urgência e assertividade); os riscos dos Alpha (competitividade, impaciência e controle da raiva); as características e riscos em cada um dos quatro estilos de liderança (comandante, visionário, estrategista e executor)

Como será?

Após a compra do seu crédito, você receberá por email um questionário online.

E agora a melhor parte!

Entrarei em contato com você para agendarmos uma sessão devolutiva por Skype.

Esta sessão de devolutiva tem 2 horas de duração, durante as quais o relatório será o mapa e você, o território.

O relatório produzido pela Ferramenta Assessment Alpha ilustra graficamente de forma clara a intensidade de cada característica, além de apontar tendências e riscos comportamentais do líder. A forma gráfica e didática acelera no líder a tomada de consciência da necessidade de modular seus comportamentos de risco. Mediante este sinal de alerta, o líder tende a se comprometer com a mudança. Este é um dos casos de uso da Ferramenta Assessment Alpha – modulação dos riscos.

Outro caso de uso comum é para uma melhor integração de um grupo de líderes. À medida que os líderes completam o questionário e identificam seus traços mais marcantes, percebem como suas qualidades mais fortes se complementam com as dos seus pares e como os atritos mais comuns podem ser fruto da diferença nos estilos. Por exemplo, um alfa visionário pode frustrar-se com os questionamentos detalhados de um alfa estrategista. Conhecendo as diferenças, ambos buscarão melhor relacionamento.

Uma terceira situação na qual o uso da Ferramenta Assessment Alpha é benéfico e importante é num processo de coaching de times: ao aplicar a Ferramenta nos líderes de um grupo, podemos perceber a carência de um dos quatro estilos de liderança (comandante, visionário, estrategista e executor) e decidir como suprir esta carência: desenvolver o estilo em um dos líderes, em todos ou buscar trazer para o grupo alguém forte neste estilo? Existem inúmeras outras situações favoráveis ao uso da Ferramenta, assim como vários outros detalhes de cada um dos quatro estilos de liderança. A percepção adequada dos estilos e a modulação dos riscos a eles associados fortalecem o líder, público-alvo mais comum dos processos de coaching.

Não existe perfil melhor ou pior: qualquer um pode se adaptar a um estilo comportamental, porém isso exigirá esforço e conhecimento acerca das características que devem ser desenvolvidas.

Sua evolução começa aprendendo a usar seus recursos internos nos contextos!

E ainda tem mais!

Ao final vou te ajudar a refletir sobre seu perfil de carreira atual e traçaremos um plano de ação de evolução profissional.