Sustentabilidade

O que realmente move as pessoas a entrarem em ação?

Os maiores desafios do líder são impulsionar e mover as pessoas a entrarem ação. Então, o que move as pessoas a entrarem em ação? O que realmente motiva o ser humano?

Para explorar esse tema, ninguém melhor que Simon Sinek, um antropólogo americano, que focou seus estudos para chegar na resposta a essas questões. Por conta disso, se tornou um dos maiores especialistas em liderança da atualidade e escreveu o livro “Start with Why” (Comece pelo Porquê), onde ensina como podemos ser líderes capazes de inspirar, motivar e engajar as pessoas.

Em síntese, Simon Sinek criou a teoria do “Círculo Dourado da Inspiração”, que demonstra que todos os grandes líderes e empresas inovadoras possuem um padrão comum: elas pensam, agem e se comunicam da mesma forma. E começam pelo porque.

“Porque você faz o que faz? Qual o propósito por trás do seu negócio?”

E, neste blog vamos focar nesse ponto. Como podemos ter clareza do propósito e comunicá-lo de forma que crie um sentido de forma mais ampla, impulsione e mova as pessoas a entrarem em ação.

O que as lideranças atuais pensam sobre isso?

Nestes primeiros 4 meses da pandemia, a RN Educação Transformadora reuniu mais de 100 líderes de diversos segmentos e áreas de atuação, para refletirem sobre questões relacionadas a liderança na gestão da crise, na transformação cultural e digital. Dois desses encontros foram dedicados ao tema Propósito.

Nesse encontros fizemos uma sessão de Thoughtstorm®, que é uma técnica de aprender a cocriar e desenvolver ideias em grupo. Thoughtstorm® é uma marca registrada da Star’s Edge, Inc. Todos os direitos reservados. Renata Nigri é Master Avatar licenciada da Star’s Edge e foi quem pilotou essa sessão.

Em suma, todos contribuíram com seus pontos de vista de forma livre e sem julgamentos, num “caos verbal”, onde era permitido discordar sem ofender, e não era importante a origem da idéia e sim a cocriação de agregados mentais na busca das respostas.

Foi um encontro de mentes conectadas e vívidas, por buscar em si os comportamentos para lidar e liderar nesse momento de pandemia com protagonismo.

Foram sessões tão ricas, que combinamos que eu escreveria um blog para compartilhar com mais pessoas as respostas que chegamos para essas duas perguntas: “O que é propósito?” e Como comunicar com propósito?

O que realmente move as pessoas a entrarem em ação?

Finalmente, aqui está o resultado que cocriamos e que na metodologia chamamos de “corecepts”:

  • Propósito é a resposta final aos porquês;
  • Conhecer a si mesmo e qual a minha contribuição no mundo;
  • É um combustível que nos move a agir, dando sentido a nossa alma e aos nossos valores essenciais;
  • Conexão inspiradora!!!
  • É o porquê no centro da questão
  • Significado de vida
  • O que está dentro de você que quando alinhado com algo maior flui
  • A essência do que nos move a entrar em ação

Inspirar a ação através do propósito empresarial

E para concluir, uma definição que tenho sobre propósito empresarial. É a capacidade de criar sentido através de valores transcendentes, que sensibilizam, impulsionam e movem as pessoas a fazerem o que precisa ser feito, com sentimento de pertencimento e com a compreensão de que é parte de algo maior do que a sua própria entrega.

Leia mais:

O que toda estratégia de evolução tem em comum?

Líder, o protagonista no engajamento das pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *