Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Como lidar com as adversidades com protagonismo, sem se vitimizar?

Este blog é dedicado aos 8 protagonistas que tivemos a honra de ter num encontro fechado da consultoria Renata Nigri Educação Transformadora, em 10/06/2020. São eles: Andréa Carvalho,  Edison Parente, Ilan Blank, Kamila Domith, Kely Pereira, Marcelo Furtado, Renata Nigri e Sandra Portugal. Lideranças experientes de diversos segmentos e áreas de atuação, para refletir sobre a seguinte questão: “Como lidar com as adversidades com protagonismo, sem se vitimizar?”.

Nesse encontro fizemos uma sessão de Thoughtstorm®, uma técnica de aprender a cocriar e desenvolver ideias em grupo. Thoughtstorm® é uma marca registrada da Star’s Edge, Inc. Todos os direitos reservados. Renata Nigri é Master Avatar licenciada da Star’s Edge e foi quem pilotou essa sessão.

Todos contribuíram com seus pontos de vista de forma livre e sem julgamentos, num “caos verbal”, onde era permitido discordar sem ofender, e não era importante a origem da idéia e sim a cocriação de agregados mentais na busca das respostas.

Foi um encontro de mentes conectadas e vívidas, por buscar em si os comportamentos para lidar e liderar nesse momento de pandemia com protagonismo.

Foi uma sessão tão rica, que combinamos que eu escreveria esse blog para compartilhar com mais pessoas as respostas que chegamos para essa pergunta: “Como lidar com as adversidades com protagonismo, sem se vitimizar?”.

E aqui está o resultado, que na metodologia chamamos de corecepts:

  • Olhando de uma nova maneira, para o outro e para o coletivo
  • Olhando o que a situação pode me ensinar
  • Com autoconhecimento e autorresponsabilidade, fazendo escolhas e tomando decisão
  • Com colaboração para conseguirmos ir para o próximo nível – cococriando, reaprendendo e capacitando

Como lidar com as adversidades com protagonismo nos negócios e na carreira

Como lidar com as adversidades com protagonismo, sem se vitimizar? Sabendo usar a sua atenção e vontade com autoresponsabilidade para criar sua história, sem vitimização ou sem desculpas. Pessoas com essa qualidade têm um papel significativo nos grupos onde atua.

As empresas e Recursos Humanos buscam talentos que sejam protagonistas. É uma competência que aparece no desempenho do trabalho, na vida, na carreira, na busca por autodesenvolvimento, enfim, em diversos contextos.

Protagonismo é uma característica que pode ser desenvolvida, desde que sejam eliminadas as crenças limitantes que travam a pessoa, e  aqui destaco a importância do autoconhecimento. É preciso certa ousadia, coragem e agir usando a vontade com o seu poder criador e com discernimento.

Certamente, no mundo organizacional atual, com as transformações da economia de baixo contato, onde a tecnologia assume um papel essencial para a continuidade dos negócios, além de novas formas das empresas se estruturarem, dos profissionais se organizarem, novas metodologias de trabalho, ser protagonista é estar antenado e criar novas possibilidades para lidar com novos cenários.

Protagonismo nos negócios tem haver com a Cultura Organizacional e o Ambiente

Para concluir, penso que seja importante destacar também que, as lideranças, começando pelo Conselho, precisam criar um ambiente empresarial em que o protagonismo possa se desenvolver, incentivando os colaboradores a adquirirem conhecimentos e atitudes necessárias para assumirem responsabilidades na busca por soluções, ter liberdade de propor e promover ações que gerem resultados, para que se sintam preparados e demonstrem protagonismo.

Com relação ao profissional, ele precisa também ter a atitude de se desafiar, parar de reclamar e ser orientado à solução ou em contribuir para isso, ou seja, querer fazer.

Aliás, já pensou como um trabalho de educação transformadora, com foco em pessoas, pode ajudar na transformação de cultura e no fomento do protagonismo organizacional?

Conheça a nossa metodologia de capacitação e workshops: “Arte de Lidar e Liderar” e “Felicidade Corporativa”.

Também aplicamos o Thoughtstorm®, que tem sido usado como uma das ferramentas favoritas dos empreendedores e de inspiração para a criação de milhares de negócios e cocriação de soluções em grupo.  Renata Nigri é Master Avatar licenciada a aplicar esta técnica na sua empresa.

Então, clique aqui e entre em CONTATO para marcar uma conversa. Será um prazer contribuir com a sua empresa.

Assista também ao vídeo da Resenha sobre Protagonismo na Carreira & nos Negócios.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *